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quarta-feira, dezembro 13, 2006

comunicação e sexualidade

INTRODUÇÃO

Segundo Nuno Nodin, os jovens adultos (18-25 anos), constituem uma faixa da população bastante negligenciada nas intervenções para a educação sexual e simultaneamente com significativa necessidade das mesmas, atendendo às peculiaridades do processo de transição para a vida adulta, fase plena de ambiguidade, de factores de stress e de risco. Vejam-se as taxas de incidência de aparecimento de problemas psicopatológicos e da toxicodependência. Enquanto psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação, trabalho com jovens nesta faixa etária numa escola profissional pública e vou considerá-los a população-alvo para a planificação de sessões de educação sexual. Fala-se frequentemente que é necessário ir para além do dar informação em educação sexual- da necessidade de se desenvolverem competências, e de se abordarem os afectos. Assim, a minha planificação insere-se no desenvolvimento de competências generalizáveis também à relação afectivo-sexual: a comunicação assertiva. Ser assertivo é importante para manter uma auto-estima positiva, usufruir dos próprios direitos e respeitar os dos outros e insere-se numa postura positiva face a si e aos outros num “ganho eu, ganhas tu”. A assertividade inclui não só a auto-afirmação, como a expressão de sentimentos “positivos” e “negativos”. Por estas razões deverá constituir tema da educação sexual nas escolas.

SESSÕES
nota: o número de sessões fica ao critério de quem implementar este pequeno programa.

OBJECTIVOS
Conhecer e diferenciar os três estilos de comunicação: assertivo, passivo e agressivo
Reconhecer sinais verbais e não-verbais de cada estilo de comunicação
Reflectir sobre as consequências do uso de cada estilo
Tomar consciência do grau de facilidade/dificuldade em exibir uma comunicação assertiva em função dos interlocutores
Saber usar um estilo assertivo de comunicação
Aplicar os conhecimentos sobre assertividade a situações afectivas e sexuais
Auto-avaliação das aprendizagens sobre assertividade.

ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS
Visionamento de vídeo com pequenos diálogos ilutrativos de cada estilo
Apresentação da definição de cada estilo
Revisionando os vídeos, fazer listagem dos sinais
Debate sobre as consequências do uso de cada estilo, para o próprio, para o outro e para a relação ( enfatizar a atitude de ganhar- ganhar subjacente à assertividade)
Preenchimento individual de ficha de auto-avaliação e posterior debate com participação voluntária
Dadas algumas situações, imaginar um diálogo, dramatizá-lo e gravá-lo para autoscopia
Análise em grupo dos pontos mais e dos que é preciso melhorar
Identificar situações críticas nos relacionamentos: nas suas componentes afectivas e sexuais
Em grupo escrever diálogos assertivos para algumas das situações sugeridas anteriormente e dramatizá-las Reflexão em grupo sobre as aprendizagens feitas
Resposta a questionário para avaliação dos progressos pessoais percebidos.

RECURSOS
Vídeo - sobre os estilos comunicativos
Acetato com a definição dos estilos de comunicação
Ficha com situações descritas; câmara vídeo
Ficha de auto-avaliação dos estilos de comunicação
Quadro da sala Questionário elaborado para avaliação dos progressos pessoais percebidos

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