Vê os nossos "powerpoints"...


segunda-feira, dezembro 10, 2007

Gravidez na Adolescência

Maternidade na adolescência: Portugal é o segundo pior da UE




30-Jul-2007

In http://www.esquerda.net/ (acedido em 8/12/07

Associação para o Planeamento da Família (APF) apresentou nesta segunda-feira a folha de dados do Projecto Rosa, " Gravidez e Maternidade Adolescente - Direitos Humanos e Saúde Sexual e Reprodutiva". Segundo esta folha, o número de bebés nascidos de mães adolescentes diminuiu de 6,24 em cada cem, em 2000, para 5,04 por cento do total de nados vivos, em 2005. Em 2004, Portugal era, no entanto, o segundo país da UE-15, com taxas mais elevadas de gravidez entre adolescentes.
A APF salienta ainda que os números reais da gravidez adolescente em Portugal não são completamente conhecidos, devido aos abortos praticados na clandestinidade.

Segundo a agência Lusa, a APF sublinha no documento que a maternidade em adolescentes acarreta consequências negativas aos níveis psicológico, biológico, social, educativo e económico. Para a APF, as consequências são ainda mais significativas em meios de pobreza, pelo que o "percurso para a inclusão social destas jovens e suas famílias é um desafio político e estratégico para o futuro e de cidadania no quotidiano".

A APF defende ainda, na folha de dados, que os jovens são "parte da solução e não do problema" em termos de saúde sexual e reprodutiva e salienta a urgência de dar todo o apoio, aconselhamento e cuidados de saúde aos mais novos.

Nos dados disponíveis de 33 países desenvolvidos, as taxas de aborto entre adolescentes são baixas (10 a 20 em cada 1.000) em países como República Checa, Inglaterra, Finlândia e Suécia, sendo o Japão o país que apresenta a taxa mais baixa, com 3,9 casos em cada 1.000.

As taxas mais altas, de 70 ou mais casos em cada 1.000 adolescentes, ocorrem na Rússia, Bielorrussia, Bulgária, Roménia e Estados Unidos.

O projecto Rosa (Responsabilidade, Oportunidade, Solidariedade, Acção) é uma iniciativa da APF, que pretende lançar na agenda pública os temas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio relacionados com a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.

2 comentários:

Liliana Matias disse...

ola.
gostei muito do blog, continuem...
eu tambem tenho um blog sobre gravidez na adolescencia... visitem...
http://arriscarsermaenaadolescencia.blogspot.com
obrigada.
fico à espera de uma visita...

Anónimo disse...

ola... tenho 14 anos ultimamente tenho dores na mama esquerda e tem as veias a mostra , eu fiz relaçoes sexuais a 3 semanas.
posso tar gravida?